MCU - FÍSICA
Introdução
O movimento circular uniforme (MCU) pode ser exemplificado pelo movimento de um planeta ao redor do Sol, sendo o Sol o referencial fixo, ou ao movimento da Lua ao redor da Terra, num referencial fixo na Terra. Um movimento circular uniforme pode ser associado também às partículas que formam as rodas e engrenagens dos dispositivos mecânicos.
A palavra uniforme, dentro deste contexto, faz referencia à invariância do módulo da velocidade linear da partícula que se desloca numa trajetória circular, ou seja, sua velocidade linear é constante. Embora essa velocidade seja constante, a trajetória varia continuamente, existindo uma aceleração (centrípeta) e, portanto, uma força resultante não nula sobre a partícula.
PESSOA 2:
Definição do Movimento Circular Uniforme
No movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No caso particular do movimento circular uniforme, como a trajetória é circular, decorre que o intervalo de tempo de cada volta completa é sempre o mesmo, isto é, de tempos em tempos iguais o móvel passa pela mesma posição. Um corpo está em Movimento Curvilíneo Uniforme, se sua trajetória for descrita por um círculo com um "eixo de rotação" a uma distância R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso.
(FAZER DEMONSTRAÇÃO DO DESENHO NA LOUSA)
Período e Freqüência
O tempo levado pela partícula para percorrer uma vez a sua trajetória é o período (T) do movimento. O número de voltas dadas pela partícula na unidade de tempo é a freqüência (f) do movimento. Assim:
f =1/T
A unidade de freqüência é chamada hertz e simbolizada por Hz: 1 Hz = 1 / s.
Tomando como intervalo de tempo o período, podemos escrever, para o módulo da velocidade linear: v=2piR/T Se consideramos o ângulo descrito pela linha que une a partícula ao centro da trajetória, podemos definir a velocidade angular.
O módulo dessa velocidade angular é dado da seguinte