Mcluhan
No dia 21 de julho de 1911 nascia em Edmonton, no estado do Canadá, um dos maiores teóricos do estudo da comunicação: Herbert Marshall McLuhan. Suas obras completaram o centenário em 2011, e são consideradas como fundamentais no estudo da comunicação, sendo estudadas até hoje.
Seu pai era corretor de seguros, já sua mãe Elsie Hall McLuhan, era uma mulher cosmopolita, culta, bem educada, fazia pequenas turnês pelo canadá declamando leituras dramáticas.
Sua vida acadêmica começou em 1932, quando estudou Engenharia na Universidade de Manitoba, mas acabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna em 1934. Estimulado pela mãe, solicitou e obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em 1939 e em 1943 se tornou doutor em filosofia.
McLuhan percebeu cedo que nossa capacidade de observação e aproveitamento do mundo em que vivemos é o que torna a vida suportável. Sua alegria era relacionar as coisas que outras pessoas pensavam não ser relacionáveis.
O trabalho de McLuhan teve início no seu PhD, enquanto estudava Thomas Nashe. Percebeu que se quisesse falar sobre a retórica de Nashe teria que voltar ao começo de tudo. Mergulhou no estudo do Trivium, que era o nome dado na Idade Média ao conjunto de três matérias ensinadas nas universidades: gramática, retórica e lógica, e chegou a acreditar que a história da cultura era a constante luta entre essas 3 maneiras de ver as coisas.
Em seu primeiro trabalho como professor da Universidade de Wisconsin, tentou ensinar literatura mas notou que os jovens não entendiam o que ele dizia e sentiu uma necessidade urgente em estudar sua cultura popular. Então resolveu partir para algo que chamaria a atenção desses jovens: a publicidade.
“A publicidade é uma vasta operação militar que pretender aberta e impetuosamente conquistar o espírito humano.”
McLuhan foi um crítico feroz da escola tradicional, segundo ele, o sistema atual prefere criticar