Mc donald`s
Sempre que se fala no nome Martin-Brower, a associação com o McDonald's é inevitável. A empresa faz o abastecimento de mercadorias para os restaurantes da maior cadeia de fast-food nos EUA desde 1956. Quando o McDonald's estabeleceu-se no Brasil, há 28 anos, a Martin-Brower também desembarcou no país e, até bem pouco tempo atrás, a cadeia de fast-food era seu melhor e único cliente no mercado brasileiro.
Hoje, porém, a Martin-Brower, que faturou cerca de US$ 5 bilhões em 2008, já presta serviços no país para restaurantes como o Ráscal e o Applebee's, além da Gelateria Parmalat. O mais recente cliente conquistado é o Grileto, que possui 30 restaurantes em São Paulo.
O McDonald's ainda responde por cerca de 80% do faturamento da Martin-Brower no Brasil, mas a companhia americana pretende reduzir essa participação para menos de 50% nos próximos anos. Uma das cartas na manga da camisa para que isso aconteça chama-se Reinhart Food Service.
Essa empresa, terceira maior operadora logística no setor de alimentação nos EUA, foi comprada em 2005 pelo mesmo controlador da Martin-Brower, o grupo americano Reyes Holdings.
O objetivo agora é trazer para o Brasil a experiência da Reinhart, que possui entre os seus clientes até mesmo grandes concorrentes do McDonald's, como o Burger King e a Subway. A companhia abastece 2,6 mil restaurantes do Burger nos EUA e já efetua algumas importações para a cadeia de fast-food no Brasil.
De difícil pronúncia para os brasileiros, o nome Reinhart não será "importado" para o Brasil. A Martin-Brower continuará à frente das operações - até mesmo ela, tem planos de simplificar sua marca para as iniciais MB, afirma o presidente no Brasil da empresa de logística no Brasil, Tupanangyr Gomes Filho. "Vamos combinar no Brasil o conhecimento de mercado da Martin-Brower com a experiência de multiclientes da Reinhart", afirma Gomes Filho. E essa fusão pode servir de