MC HISTORIA E EVOLU O
A palavra “turismo” surgiu no século XIX, porém, a atividade estende suas raízes pela história. Certas formas de turismo existem desde as mais antigas civilizações, mas foi a partir do século XX, e mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, que evoluiu como conseqüência dos aspectos relacionados à produtividade empresarial, ao poder de compra das pessoas e ao bem-estar.
O turismo iniciou-se no século XVII, quando os primeiros sinais de crescimento industrial começaram a afetar a vida estabelecida há séculos. O aumento da riqueza, a ampliação da classe de comerciantes e a secularização da educação estimularam o interesse por outras culturas e pelo conceito de que viajar era uma forma de educação.
E isso constitui a característica principal do turismo de massa nas sociedades modernas. As pessoas usam boa parte do tempo livre viajando para algum lugar com finalidades diversas e ali permanecem por motivos que, basicamente não têm ligações com seu trabalho. Hoje se avalia que as viagens ocupam quarenta por cento do tempo livre.
O turismo é, principalmente, grande gerador de receita, é social por gerar grande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; e ambiental, por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio ambiente.
O turismo tem a capacidade de organizar o espaço geográfico, em face da necessidade de oferecer condições do andamento da atividade, como as infraestruturas necessárias: hotéis, rodovias e meios de comunicações.
A abordagem histórica do turismo permite reconhecer este seguimento em uma ótica científica, destacando a origem do conceito e o processo de expansão desta atividade. Assim, a pesquisa permitiu conhecer as primeiras iniciativas turísticas no Brasil, com as descobertas de terras pelos europeus, a qual teve um aumento considerável após a Segunda Guerra Mundial. Nesta