Mc donalds - burocracia
Franquia
O McDonald´s é uma franquia, e como franquia tem o dever de pagar 5% (cinco por cento) sobre o faturamento líquido a títulos de royalites. O aluguel é calculado em valor percentual sobre o faturamento líquido do restaurante. Este percentual varia de acordo com as características de cada restaurante, persistindo sempre um valor mínimo mensal.
Além disso, todos os restaurantes, franqueados ou operados pelo próprio McDonald´s contribuem mensalmente com 5% de seu faturamento líquido a um fundo de propaganda, que é gerido por uma comissão. O McDonald´s tem uma série de documentação no restaurante, como um curso com duração de 6 meses dado pela própria empresa, feita pelo franqueado, e a documentação do curso fica no restaurante durante 6 meses, depois é encaminhada ao centro de processamento de dados, que se localiza na matriz em Chicago - Estados Unidos. No restaurante fica o CNPJ, Contrato Social, Inscrição Estadual, Licença da Prefeitura, Aval da secretaria de Higiene, documentação do Sindicato da categoria SINTHORES, Licença para emissão de nota fiscal e dossiê de contratos de trabalho de todos os funcionários da empresa.
Menor Aprendiz
Por lei o McDonald´s tem o dever de contratar Menor Aprendiz para trabalha no restaurante, onde o candidato à vaga deve ter no mínimo o ensino fundamental e ser menor de idade. O McDonald´s contrata e matricula o menor em um curso profissionalizante na instituição de ensino SENAC/SENAI e SESC, o menor faz revezamento de trabalho e estudo. O restaurante tem aproximadamente 15% das vagas para Menor Aprendiz.
Deficientes
O restaurante também reserva vagas para deficientes, o mesmo deve ter laudo médico alegando que o deficiente tem condições de trabalhar e desenvolver as tarefas. O restaurante tem no mínimo dois deficientes trabalhando em horário acessível.
Operacional
O restaurante deve ter todo o controle de compra, estoque, quantidade de produtos de venda anotado e