MBALA MANUEL
Bala Manuel, de 75 anos de idade, filho de Bala David e Macumbo Maria, Natural do Uíge, Comuna de Kibocolo, Município de Maquela do Zombo na aldeia de Mbanza Mbuanga, casado com a Senhora Mbiyavanga Kuntima Luísa Manuel e Pai de Seis (6) filhos nomeadamente: Henriques David Manuel, Yanataio Tressour Manuel, Macumbo Maria Manuel, Tukissanga Micaela Manuel, Diangienda Kuntima Manuel e Mbimbo Helena Manuel.
Em 1940, saímos de Angola com os meus Pais para Republica Democrática do Congo (RDC), onde aderiram há religião Kintuadi atualmente designa-se Igreja Kimbanguista.
De 1947 até 1951, Conclui a 5º Classe na escola Baptista em Leopoldville atual Kinshasa. Em 1954, fomos presos pelos colonialistas Belgas por rezarmos na religião “Kintuadi” juntamente com Papa Simon Kimbangu e um grupo de Vinte Uma (21) pessoas. Ficamos aprisionados de 04 de Janeiro de 1955 e desseguida transferiram-nos via Matadi, no Município de Noqui em Angola onde permanecemos presos até 06 de Março do mesmo ano. De Noqui fomos de novo transferidos para Luanda e diretamente na Prisão de São Paulo, em 15 de Julho de 1955 passamos na cadeia de Casa de Reclusão “Fortaleza do Penedo” e transportados a São Tomé e Príncipe onde cumprimos 4 anos de prisão, em companhia do Papa Simon Kimbangu.
No dia 20 de Novembro de 1959, regressamos em Luanda. No ano seguinte, isto em 1960 eu Bala Manuel levantei a Igreja Kimbanguista nos bairros indignas de Luanda denominados hoje: Nelito Soares, Ilha do Cabo e Prenda.
No dia 04 de Fevereiro de 1961, fui novamente preso pela PIDE DGS juntamente com o Camarada Francisco Rodrigues, natural de Luanda, residia no bairro Terra Nova e trabalhava na Estação de Serviço Alto Viariato na Mutamba. Desta vez, fui preso por motivo de ter colaborado e integrado num grupo clandestino político do MPLA, que na altura era formado pelo Camarada Cardoso esposo da Camarada Helena Neto, já falecido. Grupo este que foi fundado em 1958 em Luanda.
Os Camaradas, Chefe