MBA Gestão Estratégica de Negócios
MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Turma: GEEN ABC 05
Cenário Econômico – 2011 e 2012
PIB:
Apesar da Crise Econômica Mundial, nós acreditamos que o Brasil, mesmo com uma leve desaceleração da economia, chegue ao final do ano com um crescimento do PIB em torno de 4% em 2011. Isso se deve principalmente as ações do governo visando conter o consumo e conseqüente manutenção da inflação na casa dos 5,5% até o final de 2011.
Se confirmada a nossa previsão, o Brasil terá o segundo pior crescimento da América do Sul neste ano, ficando atrás do Peru (+6,6%) e Argentina (+ 6%).
A estimativa do FMI para a América do Sul é de um crescimento médio de 4,7% em 2011 e de 4,1% em 2012. Para a economia mundial, a previsão de crescimento foi levemente reduzida em 0,1%, para 4,3%.
Não podemos deixar de mencionar a influência da inflação sobre o PIB como podemos observar no gráfico abaixo, onde se identifica uma desaceleração significativa do PIB em relação a outubro e um forte crescimento da taxa de inflação medida pelo IPCA: Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/
Extraído de pesquisas realizadas por nosso grupo, encontramos um material interessante que pode exemplificar em linguagem simples e objetiva o PIB atual (2010) e seu crescimento ao longo dos anos e as principais influências identificadas ao longo do ano. A variação do cálculo nominal sobre o PIB ocorrido em março de 2007, ano pelo qual o IBGE mudou a metodologia do cálculo do PIB nacional e em 2010, ano que o Brasil fechou com um crescimento de 7,5% totalizando R$ 3, 6 trilhões.
Segue abaixo na integra avaliação sobre o PIB Nacional pesquisado:
A única forma justa de cálculo do Produto Interno Bruto - PIB (GDP - Gross Domestic Product), de um país é através da Paridade de Poder de Compra - PPC (PPP - Purchasing Power Parity). Este mede quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente em