Mba em gestão empresarial
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO EM RELAÇÃO AO PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO
CÁTIA PEROZZO
Orientador: Luiz Henrique de Azevedo Borges.
FORMOSA-GO
2012
RESUMO
O salário mínimo foi regularizado no Brasil em 1940, pelo atual governo, Getúlio Vargas, para suprir as necessidades básicas como alimentação, vestimentas, esporte e lazer, seu valor inicial era de 240 mil reis, apenas R$2,00 mais baixo que o valor atual de R$ 622,00, mas seu poder de compra hoje se for comparado com o daquela época é bem maior, isso porque a inflação está mais controlada, quando isso ocorre o poder de compra real do salário mínimo aumenta, com isso pode-se comprar mais com o mesmo valor nominal, mas nem sempre foi assim, o Brasil já teve períodos de “vacas magras”, onde a inflação esteve bem alta, chegando a 764%.
Palavra chave: Inflação, salário, poder de compra e governo
A INFLUÊNCIA DA INFLAÇÃO EM RELAÇÃO AO PODER DE COMPRA DO SALÁRIO MÍNIMO
O salário mínimo foi instituído para garantir ao trabalhador uma renda mínima, que fosse suficiente para permitir a aquisição das suas principais necessidades, como alimentação, vestimentas, transporte e lazer para ele e sua família.
Atualmente o salário é o valor pago ao empregado em contrapartida ao serviço prestado. Cabe ressaltar que nem sempre o pagamento por um trabalho se dava e se dá por meio do salário, por exemplo, na Idade Média os servos, em troca da terra e segurança trabalhavam alguns dias da semana para o senhor. A importância do salário cresceu a partir da Idade Moderna, quando, segundo Marx, o trabalhador foi separado dos meios de produção, isto é, da terra e dos seus equipamentos e ferramentas, logo, para sobreviver ele tinha que vender sua força de trabalho no mercado e em troca disto recebia um pagamento que denominou-se salário. Durante o processo vivido, que Marx denomina de acumulação primitiva de capital, os empregados recebiam um salário extremamente limitado. Especialmente a