Maycon Chiqueto Trabalho Plastico e Polimeriza o
464 palavras
2 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALESCOLHA A UNIDADE
Fabricação Mecânica
TRABALHO DE POLIMERIZACAO E APLICAO DO PLASTICO
Maycon ChiquetoJoinville – SC
2015
MAYCON CHIQUETO
POLIMERIZAÇÃO E APLICAÇÕES DE PLASTICOS DE USO COMERCIAL
Professor Orientador: Elzio BiancalanaJoinville - SC
2015
INTRODUÇÃONeste trabalho irei explicar o que é o processo de polimerização e qual é a aplicação de plástico no uso comercial e seus benefícios
POLIMERIZAÇÃO POR ADIÇÃO
O primeiro processo de polimerização que veremos consiste em múltiplos processos semelhantes a reações de adição, que vão permitir que o nosso monômero se ligue repetidas vezes com cópias de si mesmo, formando o polímero. Trata-se de um dos processos mais comuns na indústria e, para que ele ocorra, devemos partir de um monômero que possua ao menos uma ligação. Durante este processo de polimerização, uma ligação da insaturação se rompe e dá origem a uma ligação livre em cada um dos carbonos que realizavam esta ligação insaturada. Isso permite então que duas moléculas de etileno que tenham tido essa ligação rompida se liguem, mantendo as pontas da nova molécula livres para que outros monômeros se liguem ao polímero que se forma. Este polímero do etileno receberá o nome de polietileno.
POLIMERIZAÇÃO POR CONDENSAÇÃO
Este segundo tipo de reação de polimerização ocorre quando, além do polímero, alguma outra molécula é formada durante o processo, em geral, esta molécula formada é a água.
Polimerizações por condensação acontecem, por exemplo, na formação de poliésteres. Este tipo de reação ocorre quando o monômero apresenta em si as duas funções necessárias para a ocorrência de uma esterificação, ou seja, ácido carboxílico e álcool. Desse modo, inúmeras reações de esterificação darão origem a um poliéster, ainda mantendo grupos possíveis de ligação nas suas extremidades. Algo semelhante ocorre na formação de poliamidas.
APLICAÇÕES DE PLASTICOS DE USO COMERCIAL
Utilizados em quase todos