maxwell
Maxwell mostrou que a radiação eletromagnética, ou seja, a luz se propaga como uma onda. A partir de transformações matemáticas que ele realizou sobre as quatro equações do eletromagnetismo, Maxwell mostrou que elas se reduziam a uma equação de propagação de um fenômeno ondulatório. Desta forma, a luz se propaga no espaço como uma onda e é por este motivo que a eletrodinâmica é o estudo das propriedades das ondas eletromagnéticas.
Com os resultados derivados das equações de Maxwell, surge a velocidade das ondas eletromagnéticas dada por
. V= 1ε0μ0
4. Conclusão
De fato as quatro equações de Maxwell conseguiram contemplar a teoria do eletromagnetismo, como uma teoria única e consistente que descrevia dois fenômenos anteriormente julgados distintos. A partir disso, físicos puderam realizar vários experimentos prodigiosos e inventos úteis, como a lâmpada elétrica (Thomas Alva Edison) ou os gerados de corrente alternada (Nikola Tesla). O êxito da teoria de Maxwell e a busca de uma interpretação coerente das suas implicações foi o que levou Albert Einstein a formular sua teoria da relatividade que se apoiava também em alguns outros resultados.
Outra importante conclusão tirada das equações de Maxwell foi que as ondas eletromagnéticas devem propagar-se pelo espaço a uma velocidade igual a da luz. Assim Maxwell estendeu esta relação entre a luz e o eletromagnetismo, unificando, portanto, duas áreas da física: o eletromagnetismo e a óptica.
5. Bibliografia
HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Física 1. Rio de Janeiro: LTC, 1991, 300p.
ZEMANSKY,S. Física. Eletricidade Magnetismo e tópicos de Física Moderna, vol 3. Editora Universidade de Brasília. Rj. 1974. Pág533.