Maxwell Desenvolveu Quatro Equações A Partir Dos Estudos De Faraday Crisman NOTE
748 palavras
3 páginas
1. Maxwell desenvolveu quatro equações a partir dos estudos de Faraday. Com essa formulação proposta por Maxwell tornou-se possível unificar todos os fenômenos elétricos e magnéticos, utilizando-se de outras teorias já estabelecidas.As teorias utilizadas por Maxwell para desenvolver as quatro equações que são atualmente fundamentais para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos são: as Leis de Gauss, tanto para o magnetismo quanto para o magnetismo, a lei de Ampere para relação do campo magnético e a corrente elétrica e a Lei de Faraday para indução do campo eletromagnético.
A lei de Gauss para campos elétricos
Criada por Gauss essa lei é a primeira equação utilizada por Maxwell, ela é equivalente à lei de Coulomb para correntes elétricas em estado estático. Descreve a relação entre um campo elétrico e as cargas elétricas geradoras de um campo elétrico, podendo também ser utilizada em campos elétricos variáveis com o tempo
A lei de Gauss para campos magnéticos
Essa segunda equação utilizada por Maxwell é a equivalência da primeira para campos magnéticos, segundo essa lei campos magnéticos não tem cargas, ao contrário das cargas elétricas. Ao invés de cargas ou monopolos os campos magnéticos tem dipolos magnéticos que são como correntes fechadas.
A lei de Ampere
Essa lei descreve e relaciona a interação do campo elétrico com a corrente elétrica que deu origem a ele. Segundo a lei de Ampere um campo magnético é sempre gerado por uma corrente elétrica ou por um campo elétrico variável, sendo que essa segunda dedução foi incrementada a lei de Ampere pelo próprio Maxwell, pois se um campo magnético variável induz um campo elétrico, um campo elétrico também deve induzir um campo magnético.
A lei de Faraday
Essa última lei utilizada por Maxwell diz respeito às características de um fluxo magnético variável gerado a partir de um campo elétrico. Os campos elétricos originários variam em função do tempo, ocasionado em campos elétricos rotacionais.
2. a) Operador Nabla é