Maximização de lucros
DANIEL CHAGAS
DENILSON OLIVEIRA
EDLEUSA LEITE
SIMONE REIS
Trabalho destinado á disciplina de Matemática para obtenção de nota, ministrada pela professora Maiese.
SALVADOR – BA MAIO/2010
1. INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo apresentar a Maximização do Lucro nas empresas, desenvolvendo os diversos conceitos referentes a lucro, receita, custos e maximização do lucro.
Ainda objetiva analisar questões fundamentais relativos à maximização e suas várias repercussões, que estão sempre presentes em todos os lugares, ainda que em diferentes proporções. A questão que se apresenta é a de como devemos verificar e analisar demonstrativos financeiros das empresas apresentadas Tim Participações S.A e a Vivo Participações S.A.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a pesquisa através do site da BOVESPA, TIM participações S.A e Vivo Participações S.A.
2. MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO
A suposição de maximização de lucros é frequentemente utilizada em micro economia pelo fato de prever o comportamento empresarial de forma razoavelmente acurada, evitando complicações analíticas desnecessárias. No entanto, saber se as empresas buscam ou não a maximização de lucros é um tema controverso. Isso significa que as empresas irão produzir uma quantidade que maximize a diferença entre receita total e custo total.
3. RECEITA
Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacionais.
Função Receita:
A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto.
R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas
4. CUSTO
Função Custo:
A função custo está