Maximillian carl emil
Era de origem alemã, de pensamento que englobava da economia à historia da filosofia ao direito e à sociologia. Preocupa-se em compreender a mudança social, mas por uma via oposta. Declarou que, o mundo das idéias das convicções religiosas, e dos valores podem contribuir para a mudança da forma decisiva.
Segundo Weber, o Estado é uma comunidade humana que busca dentro de um determinado território, possuir o monopólio do uso legítimo da força física. O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedades contemporâneas.
As obras de Weber são importantes no que se refere, a questão da política e do poder a idéia relativa ao mando e à obediência. A relação entre mando e obediência pode ser concebida sob duas formas: como poder e como dominação.
Para Maximillian, o poder e a dominação estão presentes em todas as relações sociais, mas só se tornam política quando a vontade do agente se orienta em função de um agrupamento territorial que tem como fim a ser realizado através da própria existência deste grupo. Weber explica que, apenas as organizações estatais, e somente elas, têm o reconhecimento da população para estabelecer regras a serem obedecidas por todos, administrar a justiça, cobrar impostos, julgar e punir os infratores das regras comuns. Existem organizações que exercem poder econômico, e aquelas que exercem poder ideológico, e ambas influenciaram o comportamento dos indivíduos de forma concomitante e