Maximillian carl emil weber (1864-1920)
Nasceu em Erfut, no dia 21 de abril de 1864, vindo a falecer aos 56 anos em Munique, no dia 14 de junho de 1920. Considerado um dos fundadores da Sociologia.
A sociologia para Weber tem como alvo analisar os acontecimentos que sucedem dentro da sociedade. Tenta tirar desses acontecimentos preceitos e ordená-los para um bom entendimento. Por ter esta característica, sua sociologia recebe a qualidade de compreensiva.
Max Weber não encara a sociologia como algo que é coercitivo e exterior, que estabelecia o comportamento dos sujeitos, mas algo que é produto de uma interação entre os indivíduos. Era indispensável ter uma distinção entre o juízo de valor e o conhecimento empírico de algo. O individuo como um ser social deve produzir juízos de valor a partir da sua própria subjetividade. Porém, para Weber a ciência empírica jamais poderá ter como oficio desvendar preceitos de estilo imperativo. A objetividade é algo totalmente diferente pra cada individuo, pois cada um tem em si suas próprias concepções.
Para ele a função da sociologia era entender o sentido das ações sociais, encontrar causa e efeito que as caracterizassem. O tipo ideal, também conhecidos como “tipo puro”, que são modelos abstratos, as principais ações são:
• Ação racional com relação a fins: Alcançar uma meta previamente estabelecida, exclusivamente racional.
• Ação social racional com relação a valores: Visa o objetivo, mas a subjetividade do sujeito está inclusa e é levada em consideração.
• Ação social afetiva: É movida por sentimentos.
• Ação social tradicional: Baseia-se nos costumes.
Em suma, Weber contribuiu para a concretização da sociologia, assim como Durkheim e Marx, grandes pensadores que influenciaram o mundo com suas ideias. Apesar da sociologia de Durkheim ser positivista, de Marx ser revolucionaria e de Max Weber ser compreensiva, essas concepções de sociologia e seus autores construíram um legado para a história político-social da