Max weber
Maximilian Carl Emil Weber ou Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864. Ele é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista.
Realizou estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública. Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes e à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.
Em 1913, Weber publicou um escrito intitulado "Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva", primeiro esboço de seu método sociológico. Ele continuou a trabalhar sua visão de sociologia durante os próximos anos em escrito encomendado para uma ampla coleção de textos econômicos e que, por esta razão, recebeu o nome de "Economia e Sociedade".
Uma de suas principais obras foi a ética protestante e o espírito do capitalismo em 1903 ,logo depois em 1921 estudou sobre a Sociologia e a Religião ,e por ultimo em 1922 fez estudos de Metodologia.
Max Weber define três tipos de dominação que se distinguem pelo caráter da dominação ou seja a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Isso pode acontecer por motivos diversos, como costumes e tradição (pessoal ou impessoal) e, principalmente, pela diferença nos fundamentos da legitimidade. São elas: legal, tradicional e carismática. Frases
- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana."
- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."
Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de