Max Weber
MAXIMILIAN KARL EMIL WEBE
Edmara Pereira Pinheiro1
Conceitos Sociológicos Fundamentais
Para Weber, Sociologia é a ciência que busca compreender e interpretar a ação social, explicando-a casualmente em seu curso e seus efeitos. Ação é o comportamento humano sempre que os agentes se relacionem com um sentido e um subjetivo. Ação social é "quanto a seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso." (WEBER, 1994, p. 3). Os conceitos são compreendidos à medida que compreendemos as relações sociais.
Ação Social
"Ação social (contendo omissão ou tolerância) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou esperado como futuro (...)”. (WEBER, 1994, p. 13). “Os outros podem ser indivíduos e conhecidos ou uma multiplicidade indeterminada de pessoas completamente desconhecidas". (WEBER, 1994, p. 13,14). Comportamento humano que o seu sentido se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso; vemos que as relações humanas são de aproximação e afastamento, aconchego e conflito.
As ações sociais podem ser determinadas em quatro tipos (puros); dois deles são do tipo racional que são os racionais com relação a fins e racional referente a valores; e tem também os nãos racionais, que são os afetivos e os tradicionais.
O tipo racional com relação a fins: "por expectativas quanto ao comportamento de objetos do mundo exterior e de pessoas, utilizando essas expectativas como "condições" ou "meios" para alcançar fins próprios, ponderados e perseguidos racionalmente, com sucesso" (WEBER, 1994, p.15).
O tipo racional referente a valores: São orientados pela crença consciente no valor ético, estético, religioso ou qualquer outro, independente do resultado.
O tipo afetivo: por afetos ou estados emocionais atuais.
O tipo tradicional: por costumes arraigados.
Nem toda ação é ação social, no que se refere ao comportamento interno, ele só se torna ação