MAX WEBER
1. Breve biografia de Weber
Maximillion Weber nasceu na Alemanha em 1864 e morreu em 1920. Foi um dos principais nomes da sociologia moderna. Destacou-se por pensar a sociedade a partir do indivíduo e suas ações. Para ele, “a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.” (Tomazi, 2010, p. 26)
2. O que é sociologia (em sua visão)
A Sociologia é, para Weber, a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos”, observando suas regularidades as quais se expressam na forma de usos, costumes ou situações de interesse, e embora a Sociologia não tenha a ver somente com a ação social, sem embargo, para o tipo de Sociologia que o autor propõe, ela é o dado central, constitutivo. Entretanto, algumas ações não interessam à Sociologia por serem reativas, sem um sentido pensado, como a de retirar a mão ao se levar um choque.
A maneira como este sociólogo pensa o funcionamento da sociedade e, de modo consequente, os métodos que ele propõe para que se observe este funcionamento, implicam em definir a relação entre indivíduo e sociedade de um modo em que a existência do indivíduo antecede a existência da sociedade.
Definiu a sociologia como "uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos”.
3. O que é ação social Ação é “toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação.” Tânia Quintaneiro. 114)
Ação social:
Significa uma ação que quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso
Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano sempre e na medida em que o