Max Weber
Sumário
INTRODUÇÃO
Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, com o pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante.
Foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Jurista de formação, a análise da esfera jurídica não ficou de fora das preocupações de Max Weber. O pano de fundo de toda sua reflexão sobre a esfera das normas jurídicas é a tese da racionalização da vida social, da qual o próprio direito é uma das expressões. Ao compreender historicamente a evolução do direito, Weber destaca o crescente processo de racionalização que lhe é inerente.
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna (mesmo não gostando do título), ao lado de Conte, Marx e Durkheim.
Possui muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda.
1. BIOGRAFIA
Maximilian Carl Emil Weber (Max Weber) nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864.
Viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família de classe média alta, sua mãe, HeleneFallenstein Weber, mulher culta e liberal, de credo protestante, tornou-se uma marcante personagem em sua vida, seu pai advogado proporcionou a aproximação com importantes pensadores do século XIX que frequentavam as reuniões promovidas por eles.
Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de