Max weber
Categorias das obras de Weber: 1) Estudos da metodologia, crítica e filosofia: Concepções entre ciência e ação. Principal obra: Ensaios sobre a Teoria da Ciência. 2) Obras propriamente históricas: história econômica geral, com um estudo das relações de produção na agricultura do mundo antigo, e trabalhos especiais sobre os problemas econômicos da Alemanha e Europa contemporânea. 3) Sociologia da religião: análise comparativa das grandes religiões e da ação recíproca entre as condições econômicas, as situações sociais e as conviccções religiosas. Principal obra: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 4) O livro Economia e Sociedade, que é considerado o tratado da sociologia geral.
Teoria da ciência: Tipos de ação: 1) Ação racional com relação a um objetivo: ação em que o ator concebe claramente seu objetivo e combina os meios disponíveis para atingi-lo. Ex: o engenheiro que constrói uma ponte. 2) Ação racional com relação a um valor: ação em que o ator age racionalmente, aceitando todos os riscos, para se manter fiel à sua ideia de honra. Ex: Capitão que afunda com seu navio. 3) Ação afetiva ou emocional: ação ditada imediatamente pelo estado de consciência ou humor do sujeito, sendo definida por uma reação emocional do ator. 4) Ação tradicional: ação ditada pelos hábitos, que obedecem a reflexos criados por uma longa prática.
Na sociologia, o objetivo e a preocupação de Weber é compreender o sentido que cada ator dá à sua própria conduta no meio social.
Ciência e Política, Duas Vocações
Para Weber, a ação do cientista é racional com referência a um objetivo. O cientista se propõe a enunciar proposições factuais, relações de causualidade e interpretações compreensivas que sejam universalemente válidas. Sendo assim, a ação científica é uma combinação de ação racional em relação a um objetivo e da ação racional em relação a um valor.
AÇÃO CIENTIFICA = AÇÃO RACIONAL EM RELAÇÃO +