Max Weber
SOCIOLOGIA ALEMÃ: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER O pensamento social na Alemanha se desenvolveu a partir da influência de correntes filosóficas e da sistematização de ciências humanas, como o estudo da antropologia. Caracterizando-se pela diversidade, aspecto advindo de sua formação politica e de seu estudo da diferença, resultado dos estudos de cientistas como Gabriel Tarde e Ferdinande Tonnies. No entanto, destacou-se entre eles Max Weber, o grande sistematizador da sociologia na Alemanha.
A SOCIEDADE SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Weber trazendo uma formação distinta de outros estudiosos, os quais acreditavam em um processo evolutivo da humanidade por métodos comparativos, demonstrou a importância da pesquisa histórica para a compreensão das sociedades, baseando-se na interpretação de fontes e documentos que permitiriam o entendimento das diferenças sociais, como essência para formação de uma sociedade.
Para ele o conhecimento histórico entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social. Conseguindo combinar a perspectiva histórica, respeitando as particularidades de cada sociedade, e a sociológica, ressaltando os elementos gerias de cada fase do processo histórico.
Propondo um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporânea, utilizando-se de um método compreensivo, que permitira ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido histórico e social.
A AÇÃO SOCIAL: UMA AÇÃO COM SENTIDO
Com o objetivo de investigar a ação social, a teoria weberniana, com o estudo voltado ao sentido, deu ao