Max weber
Max Weber
Max Weber começa sua obra com conceitos sociológicos, a seu ver, fundamentais para compreensão do decorrer de seu texto, conceitos esses como: sociologia; sentidos; ação; compreensão; e suas relações.
Após essa introdução atenta-se no conceito de ação social, considerado por ele o objetivo da sociologia. A ação é um comportamento humano a qual os indivíduos vinculam um significado subjetivo e a ação é social quando está relacionada com outro indivíduo. A análise de Weber tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação social: * A ação racional: é uma ação concreta que tem um fim especifico. “por expectativas quanto ao comportamento de objetos do mundo exterior e de outras pessoas, utilizando essas expectativas como “condições” ou “meios” parar alcançar fins próprios, ponderados e perseguidos racionalmente, como o sucesso;” (WEBER) * A ação racional com relação a um valor: “pela crença consciente no valor – ético, estético, religioso, ou qualquer que seja sua interpretação – absoluto e inerente a determinado comportamento como tal, independentemente do resultado;” (WEBER) * A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor. * A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática.
O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível. A análise do autor propõe que se deve compreender interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido, bem como evidenciar regularidade das condutas. Cabe a sociologia entender como acontecem e se