Max Weber
Positivismo é a junção do darwinismo social (século 18) surgiu na época da revolução industrial e diz que todos os países vão evoluir até chegar à posição do mais elevado na época a França e Inglaterra acreditava-se que todos os países se desenvolveriam até que todos fossem iguais, e do organicismo (século 18 e inicio do século19) que diz que a sociedade é como um corpo tudo tem que funcionar de maneira ordenada cada um fazendo a sua parte, pois se alguma parte do corpo não funciona bem é como se o corpo inteiro estivesse doente.
O principal pensador desse período do positivismo é Émile Durkheim (século 19) se preocupava em buscar a ordem social e dizia que o homem precisava buscar sua moral, disse que após o período da idade média quando a sociedade se separou da igreja buscou a ciência, mas não colocou nada no lugar que lhe desse uma base moral.
Para Émile a relação do individuo com a sociedade não deixa muitas alternativas de escolha, pois quando nascemos já está tudo pronto na sociedade às regras os valores as normas de como devemos falar, agir, pensar e se fizermos diferente disso seremos discriminados da sociedade.
Para compreendermos a sociedade segundo o positivismo precisamos entender que os fatos sociais acontecem externos independentes da nossa vontade e muitas vezes exercem pressão sobre o nosso comportamento e afeta grande parte da população. Ou seja, são exteriores, coercitivos e gerais, um exemplo é o desemprego ele é exterior porque não dependeu da sua vontade para acontecer, é coercitivo porque modela o comportamento da sociedade e é geral atinge parte da população, pode acontecer com qualquer um. Outro exemplo são as eleições também é um fato social e é esse tipo de coisa que devemos estudar e entender.
Tem fatos que são normais como as eleições acontecem sempre e são normais e existem também os patológicos como a criminalidade, pois o governo não te controle sobre