Max weber
Grupos sociais secundários A categoria dos grupos sociais secundários abrange os grupos formais, assim chamados porque com eles as pessoas tem relações regidas por regulamentos explícitos. As organizações formais baseiam-se em normas explicitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes. Em todo grupo sempre há algum grau de definição de objetivos, uso de recursos, divisão de trabalho e processos de transformação. Essa é a diferença; todos os grupos sociais têm os elementos que definem as organizações. Algumas são organizações formais, regidas por regulamentos, enquanto outros são grupos sociais primários ou informais, regidos por relações pessoais. Todas as organizações formais são burocracias. A palavra burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos.
Max Weber e a burocracia Tão grande é a importância das organizações formais na sociedade moderna, que inúmeros cientistas dedicaram-se a estudá-las. Um desse cientistas foi Max Weber. Seu trabalho é tão importante que influenciou praticamente todos os autores que retomaram o assunto.
As principais contribuições ao estudo das organizações.
AUTORES PRINCIPAIS IDEIAS
MAX WEBER Tipo ideal de burocracia
AMITAI ETZIONI Tipologia das organizações com base nos tipos de poder
BLAU E SCOTT Tipologia das organizações com base nos tipos de beneficiários
CHARLES PERROW, ROBERT K.
METON E WILLAM ROTH Disfunções organizacionais
BURNS E STALKER Modelos mecanista e orgânico de organização.
De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. As pessoas que integram as organizações modernas também aceitam que algumas pessoas