Max weber
Maximilian Karl Emil Weber nascido em Erfurt a 21 de Abril de 1864 e falecido em Munique a 14 de Junho de 1920, foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos melhores sociólogos de sempre. Considerava a ação social como o objeto de estudo da sociologia.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Weber define a Sociologia como a ciência que pretende entender, interpretando a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações.
Esse grande pensador sempre esteve ligado às questões políticas e sociais, buscando desde cedo à prática e a preocupação com todos em seu redor. Sempre possuiu uma postura bastante eficaz, pois sua formação foi exemplar e nos deu grandes ensinamentos e questionamentos sobre suas ideias. Max Weber teve sua vida ligada em ocupações políticas, como Jurista, Economista e Sociólogo, um de seus principais trabalhos foi à ‘’Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’’ e o ‘’Sistema Econômico e Sociedade’’.
Biografia de Weber
Max Weber foi o primeiro dos sete filhos do casal Weber. Seu pai, Sr. Weber, público e político liberal; a mãe, Helene Fallenstein, uma calvinista moderada. Seu irmão Alfred Weber, quatro anos mais jovem, também sociólogo, mas, sobretudo, um economista, que também desenvolveu uma importante sociologia da cultura. A família estimulou intelectualmente os jovens Weber desde a tenra idade.
Em 1882 Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentando também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese de