Max Weber - Por Raymond Aron
* considerado um dos fundadores da sociologia, com influencia da economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração * toda pergunta cientifica é motivada por algo que instiga, incomoda, encanta..
O tipo ideal
* Central para compreender a lógica científica de Weber * Visa o tipico - ao essencial * Ligado à ideia de compreensão - resultado de um conjunto histórico (comum) aliado à tentativa de racionalizar (explicar, exemplificar, caracterizar), comum à ciência moderna - mesmo que parcialmente * Trata-se de um meio e não de um fim. Um instrumento para análise. * A sociologia tenta tornar a história mais inteligível do que aquelas que viveram * Weber trabalhava com a ideia de tipos ideais - modelos puros que orientam análises. Buscou entender a ação do cientista e do político, por exemplo (o método do weber consiste na tentativa de entender o fenômeno, diante deste criar tipos ideais e analisar as situações e dispo-las de acordo com os tipos ideais criados)
Ações Weberianas
A sociologia de Weber busca compreender a ação social - perceber o sentido que o autor atribui à sua conduta. A racionalização dá o tom - a sociedade moderna tende à racionalização (organização)
* Ação racional com relação a um objetivo - o ator concebe seu objetivo claramente e utiliza meios para atingir esse FIM - alguns autores chamam de ação racional com relação a FIM. A racionalidade é definida pelo conhecimento do ator da ação. O engenheiro que constrói a casa. * Ação racional com relação a um valor - o ator age de forma racional para permanecer fiel à sua ideia de honra. O capitão que afunda com o navio. * Ação afetiva-emocional - ação definida por uma reação emocional do ator em determinada circunstancia - não responde a FIM ou VALOR. É a reação imediata guiada pela emoção - o tapa! * Ação tradicional - ação associada a reflexos enraizados por longa prática (ações religiosas) - não responde a FIM, VALOR ou