Max Weber - método de estudo
Max Weber assume a posição de que nenhum método possui privilégios e é melhor que o outro, combate a ideia de que só os métodos quantitativos apresentam valor científico.
O ponto central da perspectiva weberiana é o conhecimento de que a realidade humana não possui sentido absoluto, dando do modo natural e definitivo, independente das ações humanas em geral. Ele pressupõe que a realidade é infinita e sem qualquer sentido conhecido.
Weber defendia o método compreensivo, que consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Para ele, a captação desses sentidos contidos nas ações humanas não poderia ser realizada por meio, exclusivamente, dos métodos das ciências naturais.
A pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades e suas diferenças sociais. Os fatores históricos são entendidos como indícios do método compreensivo. Baseia-se na interpretação do passado e na sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.
Weber define a sociologia como uma ciência compreensiva da ação social, a compreensão implica a capitação do sentido que o ato dá ao seu comportamento.
A AÇÃO SOCIAL
Para Weber ação social é qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros, porém, a ação é uma escolha do indivíduo.
A ação social é a conduta humana dotada de sentido. O sentido motiva a ação individual.
TIPOS:
-Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado (enraizado).
-Ação afetiva: orientada pelas emoções e sentimentos.
-Ação racional com relação a um fim: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários. Determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens, utilizando essas expectativas como “condições” ou “meios” para alcançar fins próprios e racionalmente avaliados e perseguidos.
-Ação racional com