MAX WEBER - Ação Social
Campus Betim
Ação Social
MAX WEBER
Sociologia e Antropologia – Prof. Normando
Curso de Graduação em Direito
Integrantes do Grupo
Aridna Taciane Guebert
Beatriz Caetano
Joel Flávio
Kleyson dos Santos
Renata Peixoto Maia
Walisson Jardim
Primeiro Período – Noite
Quem foi?
Max Weber
Nascido
em 21 de abril de 1864, na cidade de Erfurt, na
Alemanha. Considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno, também foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista. Seus estudos mais importantes estão na área da sociologia da religião, sociologia política, no governo, na educação e na econômica. http://sociologytoolbox.com/classic_sociological_theory_max_weber/ - Acessado em 31 de agosto de 2015.
As relações entre
Indivíduo e Sociedade
Tomazi, Nelson Dácio, “Sociologia para o Ensino Médio”
•
A grande inovação: Weber trouxe para a sociologia, o individualismo metodológico; para ele o individuo escolhe ser o que é, embora as escolhas sejam limitadas pelo grau de conhecimento do indivíduo e as ofertas oferecidas pela sociedade.
•
Definição da Sociologia para Weber: Uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social.
http://pensador.uol.com.br/frase/NjM5NjM1/ - Acessada em 30 de agosto de 2015.
Ação Social
•
É uma modalidade de conduta adotada de sentido e voltada para a ação com outras pessoas. Melhor dizendo seria a conduta humana publica ou não a que o agente atribui significado subjetivo. A relação da comunidade é baseada em ações sociais realizadas pelos indivíduos. •
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. 1 - Ação Racional com relação aos FINS:
É aquela que o individuo escolhe levando em consideração os fins que ele pretende atingir e os meios disponíveis para isso.