MAUÁ
O Barão de Mauá (1813-1889) nasceu em Arroio Grande no Rio Grande do Sul em 28 de dezembro de 1813. Filho do fazendeiro João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. Ficou órfão de pai aos oito anos de idade, sendo entregue aos cuidados de um tio, capitão da marinha mercante. É levado para São Paulo, onde fica interno num colégio de 1821 a 1823. Aos 11 anos emprega-se como balconista de uma loja de tecidos. Em 1824 vai trabalhar como caixeiro da Companhia Inglesa Carruthers, especializada em importação onde o proprietário Ricardo Carruthers lhe ensinou inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Aos 23 anos torna-se sócio gerente da empresa.
O filme Mauá: “O Rei e o Imperador”, mostra a ousadia de Mauá, ao lutar contra os preconceitos e desconfianças da Monarquia, para trazer para o Brasil as inovações tecnológicas mais avançadas da época, como a eletricidade que trouxe para o Rio de Janeiro e, consequentemente para outros lugares, um desenvolvimento social enorme.
Com sua visão futurista sobre comércio, indústria e finanças, implanta também a primeira ferrovia em território brasileiro, mesmo com o novo invento sofrendo desconfianças da Europa de sua funcionalidade.
O filme pode ser utilizado para problematizações sobre o crescimento econômico, social e político, sobre a grande explosão de industrialização, que começou com a coragem desse brasileiro capaz de enxergar no presente as necessidades para o futuro do Brasil.
Essas são apenas algumas de suas