Mauss a noção de pessoa, a de eu...
MARCEL, Mauss. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de eu.. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosacnaify, 2003, p. 369-397 (1938).
p.369 Mauss apresenta uma “idéia da maneira de estudá-lo”, trata de “uma das categorias do espírito humano”. “é a idéia de pessoa, a idéia do Eu. Todos a consideram natural, bem definida no fundo da consciência, perfeitamente equipada no fundo da moral que dela se deduz”. “Trata-se de substituir essa visão ingênua de sua história e de seu atual valor por uma visão mais precisa”.
Uma amostra dos trabalhos da escola francesa de sociologia.
“dedicamo-nos de maneira muito especial à história social das categorias do espírito humano”.
A partir da “lista das categorias aristotélicas”. Descrevendo “algumas de suas formas em algumas civilizações e, por essa comparação, buscamos encontrar sua natureza fluida, e as razões de esta ser assim”. Como na noção de mana, “acreditamos não apenas o fundamento arcaico da magia, mas também a forma muito geral e provavelmente muito primitiva da noção de causa; foi assim que Hubert descreveu algumas características da noção de tempo”.
p.370. a “noção de espaço”, iniciada mas não terminada por Czarnoeski; “foi assim que meu tio e mestre Durkheim estudou a noção de todo, após ter estudado comigo a noção de gênero”.
“Da Austrália a nossas sociedades européias, e de história muito antigas à de nossos dias”, Mauss apresenta a categoria do Eu. “Pesquisas mais amplas poderiam ser empreendidas, cada uma poderia ser muito mais aprofundada. Pois minha intenção é vos oferecer, bruscamente, um catálogo das formas que a noção adquiriu em diversos pontos, e mostrar de que maneira ela acabou por ganhar corpo, matéria, forma, arestas, e isto até nossos tempos, quando ela finalmente tornou-se clara, nítida, em nossas civilizações (nas ocidentais, muito recentemente) e não ainda em todas. Farei apenas um esboço, darei uma primeira