Matéria
Modulo 1
Mercado - relação entre concorrente, fornecedor e consumidor para atender às necessidades e aos desejos desse último.
Modulo2
1. Perda dos clientes atuais.
2. Risco de não terem fornecedores que atendam a uma eventual demanda em escala comercial e até mesmo industrial.
3. Na possibilidade de efetivamente montarem o negócio, correm o risco de perderem mercado para os concorrentes.
ESTRUTURA DO MERCADO CONSUMIDOR
Pessoas ou empresas interessadas nos produtos ou serviços que seu empreendimento oferece e,dessa forma, dele se tornam clientes.
Pessoa Física/Pessoa Jurídica
Quem são? Empresários, estudantes, mulheres, homens, classe A, B, C, D etc., idade, estado civil, nível de escolaridade, tamanho da família. Mesmo que a clientela seja diversa, deve existir um perfil predominante.
O que pensam? Diz respeito a hábitos, comportamentos, opiniões sobre temas diversos – política, religião, lazer etc.
Distribuição geográfica? Diz respeito à região que será atendida. Mesmo que seja muito pulverizada, é importante definir uma região predominante: no mesmo bairro, em vários bairros, na cidade inteira, em uma determinada região. Se for um produto comercializado também pela Internet, é preciso definir uma área de abrangência. Na mesma cidade, estado, no País ou global.
Quais os fatores decisivos para compra? Os clientes decidem pela compra com base em diversos fatores e não apenas, ou prioritariamente, em função dos preços baixos. Ex.: preço, prazo de pagamento, descontos, qualidade, marca, embalagem, local de compra, garantia, conveniência, serviços agregados, entre outros.
Quantos são? As empresas não conseguem atender todas as pessoas. É preciso estimar um público-alvo, de forma a assegurar que a quantidade de clientes propensos a consumir, no seu negócio, irá garantir a sobrevivência dele.
ESTRUTURA DO MERCADO FORNECEDOR
Empresas e pessoas que fornecem algum produto ou serviço para que sua empresa possa fabricar e/ou