Matéria e energia
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET
Disciplina: Práticas de Ensino I
Professor: Siqueira
MARCOS VINICIOS DE SOUZA FERNDNES
Sobral – CE
Outubro, 2012
MATERIA E ENERGIA
MATÉRIA
O conceito de matéria Como sabemos, o Universo é constituído por uma multiplicidade de materiais diferentes entre se. O solo que pisamos pode ser de: terra vermelha, terra preta, areia, pedras etc. os vegetais também apresentam enorme variedade: existem desde os minúsculos musgos até árvores gigantescas. O mesmo ocorre os animais: existem, aves, mamíferos, peixes etc., ou seja, tudo que é solido (por exemplo, as pedras), líquido (por exemplo, a água) ou gasoso (por exemplo, o ar que respiramos) é uma forma de matéria. Por definição, matéria é tudo que possui massa e ocupa um lugar no espaço, isto é, tem volume. Classificar algo como matéria não significa, entretanto, que conhecemos a natureza real da matéria. Sabemos que os químicos desdobram a matéria para determinar seus constituintes, e os físicos desejam saber o que mantem tais constituintes unidos.
Propriedades da matéria Propriedades são determinadas características que, em conjunto, vão definir a espécie da matéria. Podemos dividi-las em três grupos: gerais, funcionais e especificas. 1. Propriedades gerais * Massa: a massa de uma substância é a medida da quantidade de matéria nela contida. A massa não varia com a temperatura, pressão ou localização no espaço. Um objeto com a massa de 1 kg terá esta massa na Terra, na Lua ou quando flutuando no espaço.
Obs.: é importante saber a diferença entre massa e peso. O peso de um corpo é a força de atração gravitacional sofrida pelo mesmo, ou seja, é à força de atração que o centro da terra exerce sobre a massa dos corpos. O peso de um corpo varia em função da posição que ele assumir em relação ao centro da terra. * Extensão: é o espaço que a matéria ocupa, o seu volume. * Inércia: é a propriedade que os corpos têm de