Matéria Industria Cultura vs. Internet
A internet revolucionou o modo de interação entre os emissores de conteúdo e os receptores. No começo, não houve nenhuma grande mudança, mas à medida que a internet avançou ocorreu uma mudança na comunicação. O mundo passou a se comunicar de forma diferente. A informação passou a ser instantânea, a internet permitiu que as pessoas escolhessem o que querem, quando querem, sem compromisso nenhum. Um público, que antes era passivo com as informações que recebia, agora se tornou ativo, podendo escolher o que ou quem quer acompanhar.
Ao mesmo tempo que este avanço trouxe benefício de escolher, ele também gerou uma volatilidade por parte deste mesmo público, assim prejudicando toda uma indústria. Tentar consolidar algo em uma época onde tudo é instantâneo acaba sendo um grande desafio, já que na internet não há um prazo de validade. O que todo um grupo de usuários pode estar curtindo e retwittando hoje não vai ser o mesmo amanhã, outro produto da mídia já pode ter tomado o lugar. Tornar algo popular e mobilizar este grupo é um grande desafio, porém é pífio quando comparado com a dificuldade de manter a internet focada naquele conteúdo.
A indústria jornalística é uma das mídias em que esta mudança é bastante visível. Coberturas de notícias passaram a ser diferentes do que eram antes. A instantaneidade da internet foi absorvida pelos jornais e televisões. A mídia passou a sobreviver de grandes eventos e acontecimentos, pois só assim está conseguindo mobilizar o público. Parte disso é por causa da internet, não só pela rapidez na mudança de foco, mas também para atrair um público que está se perdendo. A audiência e o consumo do jornal não é mais o mesmo sendo difícil competir com o banco de informações que a internet permite. Não basta apenas ser informal e apresentar conteúdos diferenciados, a mídia necessita de um assunto que faça com que todo um público corra atrás para se