Matéria Escura e Energia Escura
* Quem somos nós?
* Do que somos feitos?
* De onde viemos?
* Para onde vamos?
* Qual será nosso futuro?
Desde a época de Galileu, a ciência vem avançando cada vez mais e a cada dia surgem novas descobertas nos mais diversos campos da ciência. No entanto, a cada nova descoberta, principalmente no campo da cosmologia, surgem mais perguntas, e novos mistérios a serem resolvidos.
As duvidas citadas acima e as que ainda virão estão longe de serem solucionadas, mas atualmente há muitas teorias para determinar do que é constituído o universo. Uma delas é a da matéria escura e energia escura. Os cientistas acreditam que apenas 4% do universo é constituído de matéria conhecida, ou seja, nós, estrelas, planetas, etc. somos constituídos da matéria comum. e os outros 96%? De acordo com os cientistas são 26% de matéria escura e 70% de energia escura.
POR QUE O NOME MATERIA ESCURA E ENERGIA ESCURA?
Porque não emitem NENHUM tipo de luz, radiação, etc. e não são detectadas pelos instrumentos utilizados na física como a radioastronomia, a óptica, raios X e gama -, uma vez que eles só podem detectar a matéria luminosa, a qual é percebida justamente porque envia radiações eletromagnéticas. E como sabemos de sua existência? Pelos efeitos que exercem sobre os corpos luminosos (matéria escura) ou no universo (energia escura). Essa teoria é muito aceita porque é uma das poucas formas de explicar o que acontece no universo.
O QUE É MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA E QUAIS SÃO SEUS EFEITOS?
* MATERIA ESCURA
Pouco se sabe sobre essa misteriosa matéria e entendê-la é outro grande objetivo dos físicos atualmente. A existência da matéria escura é fundamental para explicar o comportamento das galáxias e aglomerados galácticos.
Mas do que é feita a matéria escura? Muitos físicos e astrônomos acham que a matéria escura é provavelmente uma nova partícula que ainda não foi detectada em aceleradores de partículas ou em