matéria de matematica
ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO
ENSINO DA MATEMÁTICA
Não é raro lermos em jornais e revistas, ou ouvirmos na televisão, resultados de pesquisas sobre o fracasso do ensino da matemática nas escolas, no Brasil. Em cada sala de aula, com seus 35/40 alunos estima-se que, 28 a 32 alunos apresentam algum problema na aprendizagem dessa disciplina, seja no entendimento dos enunciados das questões, no desenvolvimento das hipóteses, ou, na aplicação adequada de conceitos já trabalhados anteriormente; em muitos dos casos o que parece é que, durante toda a vida escolar dos alunos nada foi de fato estruturado, isto é, eles conhecem as teorias “soltas”, isoladas, mas quando é preciso aplicá-las em uma situação diferente daquela na qual as utilizaram várias vezes, não conseguem. As estatísticas atestam, a cada ano, um quadro desanimador do ensino da matemática, porém não se preocupa em discutir as causas dessa problemática, nem sinalizar para possíveis soluções, e assim vão se alargando os desajustes no processo ensino-aprendizagem da matemática.
O levantamento de dados, bem como sua descrição e interpretação são importantes para diagnosticar a situação, entretanto, em nada modificam a realidade ao se constituírem apenas em tabelas e gráficos. É necessário que se busque as causas dessa dificuldade do aluno em apreender o conhecimento matemático, em que momento de seu percurso escolar o encanto foi perdido, que fatores contribuem para produzir resultados tão decepcionantes como os que hoje, apontam as pesquisas nacionais, em todos os estados do Brasil.
Sabe-se que fatores de ordem social, tais como, o trabalho infantil muito precoce, a alimentação inadequada das nossas crianças, a falta de acesso a tecnologias modernas de informação, o desemprego dos pais, tudo isso afeta a aprendizagem das crianças na escola, de forma mais geral; fatores estruturais como, a história escolar da criança, como tem conduzido o processo desde seu ingresso na escola,