Maturidade em méis de abelha do gênero apis mellifera coletados na região da baixada maranhense
721 palavras
3 páginas
Ciências da Saúde/ Nutrição/ Bioquímica da NutriçãoMATURIDADE EM MÉIS DE ABELHA DO GÊNERO APIS MELLIFERA COLETADOS NA REGIÃO DA BAIXADA MARANHENSE.
Síntese: O controle da qualidade dos méis é de extrema importância para garantir ao consumidor um alimento integro e de elevado valor nutricional. Para auxiliar na fiscalização das boas práticas apícolas, os indicadores de maturidade: umidade, açúcares redutores e cor tornam-se essências na verificação de possíveis adulterações do produto alimentício.
Gilberth Silva Nunes
Lyana Barbosa Silva
Caio Pavão Tavares
Luylma Silva de Castro
José Malheiros Silva
Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada, UFMA
Ivone Garros Rosa
Profª. Dra./ Orientadora – Depto. de Patologia, UFMA
INTRODUÇÃO Pela definição da legislação brasileira, entende-se por mel “o produto alimentício produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e de secreções procedentes de partes vivas de certas plantas, ou de secreções de insetos sugadores de plantas que vivem sobre algumas espécies vegetais que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam maturar nos favos da colméia”. A composição do mel depende, basicamente, do néctar de cada espécie vegetal produtora, conferindo-lhe características específicas, sendo que as condições climáticas e o manejo do apicultor também podem influenciar as características do produto final. O controle da qualidade da produção do mel é primordial, tornando-se fundamental o atendimento das boas práticas de higiene por parte dos produtores, bem como a utilização de um local adequado para o manuseio e extração do mel. Análises físico-químicas de méis são determinadas com a finalidade de comparar os resultados com os padrões estipulados por instituições internacionais e nacionais, visando o controle de qualidade do produto. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo avaliar os indicadores de maturação dos méis do