Maturação Biológica
FACULDADE JANGADA
MATURAÇÃO BIOLÓGICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
ALECSANDRO WARZOCHA OENNING
RAFFAEL BAUMGARDT ROSA
JARAGUÁ DO SUL
2015
MATURAÇÃO BIOLÓGICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
1.1 Introdução
Este trabalho teve a finalidade de obter uma pesquisa com pares de crianças ou adolescentes de 9, 11 e 13 anos sobre sua maturação biológica, ou seja, saber se cada uma delas está dentro dos cálculos do método de Roche, Wainer e Thissen (1975). Sendo que cada maturidade varia de estado biológico até a sua formação adulta.
1.2 Desenvolvimento
O desenvolvimento humano emerge a partir da interação entre fatores biológicos e ambientais. Esta pesquisa teve como objetivo abordar as relações do desenvolvimento biológico. Durante a infância, em consequência do rápido desenvolvimento do sistema nervoso central, é fundamental que ocorra uma ampla e adequada variação dos estímulos ambientais, favorecendo assim o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo – social. Na adolescência, ocorrem alterações biológicas associadas ao pico de produção de hormônios no gênero masculino e no feminino.
Obtive uma pesquisa com três duplas de crianças, que cada dupla era de idade diferente, sendo uma com 9 anos, outra com 11 e a última com 13 anos. Com a ajuda de cálculo do método de Roche, Wainer e Thissen (1975) avaliando e relacionando a estatura dos pais e do filho. Devemos determinar:
Estatura da criança (cm).
Peso (kg).
MEP - Média da estatura dos pais (pai e mãe)
Idade Cronológica (anos).
Com a base de:
Calculo: EAP = ESTATURA X (A1) + PESO X (A2) +MEP X (A3) + IDADE X (A4) +
Legenda:
A1, A2, A3, A4 e são coeficientes preditivos (ver na tabela).
MEP – média de estatura dos pais (soma a estatura do pai e da mãe e divide por 2).
Estatura é a estatura atual.
IM (Índice Maturacional) devemos compará-lo a tabela de Índice Maturacional esperado, para então sabermos se nosso aluno