matrizez e vetores
ANDRE DA SILVA BORGES
Vetores e matrizes
Brasília
2013
ANDRE DA SILVA BORGES
Vetores e Matrizes
Brasília
201
Introdução
Vetores e matrizes são estruturas de dados homogêneas conhecidas como Arrays, matrizes, variáveis indexadas, variáveis subscritas ou tabelas em memória, são conjunto de elementos de mesma natureza. Cada elemento da matriz pode ser distinguido de outros elementos por um ou mais índices inteiros. As estruturas homogêneas ou arrays são divididas em unidimensionais e multidimensionais. Baseando-se nisto será especificado com maior detalhe sobre a divisão dos arreios e como é aplicado as matrizes e vetores em operações. Não deixando de ressaltar que cada elemento da matriz pode ser distinguido de outros elementos por um ou mais índices inteiros. Será abordado também declaração, acesso aos elementos e suas funções.
Desenvolvimento
Matrizes e Vetores
Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciada por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um numero chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável.
Um vetor nada mais é do que uma matriz unidimensional.
Array é o nome dado na linguagem Pascal para as variáveis compostas homogêneas, que são conjuntos de variáveis de mesmo tipo, identificadas por um único nome e diferenciadas entre si por um índice.
Suponhamos que é preciso construir um programa para manipular as notas de uma turma de 100 alunos. É inviável definir 100 variáveis diferentes, uma para cada nota, como por exemplo nota1, nota2, etc. A estrutura array permite definir de uma só vez 100 variáveis com o mesmo nome – nota, por exemplo - e individualizadas através de um índice. As variáveis ficariam