Matrizes
Matrizes são tipos dedados que podem ser construídos à medida que forem necessários, pois nem sempre os tipos básicos (real, inteiro, caractere e lógico) e variáveis simples são suficientes para representar a estrutura de dados de um programa.
A Matriz pode ser Unidimensional ou Bidimensional
A Matriz Unidimensional são matriz de uma dimensão, sua utilização mais comum, é na criação de tabelas simples. Ela usa uma única variável a qual dimensiona um tamanho e a capacidade de armazenar mais de um valor. O tamanho de uma matriz denomina-se de dimensão constituído por valores fixos inteiros e positivos.
Os nomes dados as matrizes seguem as mesmas regras dos utilizados em variáveis simples como:
Ex: tipo MATRIZ[dimensão], onde:
Tipo: tipo de dado a ser guardado na matriz;
Mariz: nome atribuído à matriz;
Dimensão: tamanho da matriz em número de elementos.
Cada variável deve conter apenas um valor por vez e a matriz pode ter mais de um valor, pois são dimensionadas para esta finalidade. Sua manipulação ocorre de forma individualizada.
Matriz Bidimensional são matrizes com mais de uma dimensão, a mais comum é a de duas dimensões e as com mais dimensão são utilizadas com menor frequência. Os elementos também são manipulados de forma individualizada, sendo a referência feita sempre por meio de dois índices: o 1º para indicar linha e o 2º para indicar coluna. Desta forma, TABELA [2][3], indica referência ao elemento armazenado na linha dois coluna três.
A matriz bidimensional de duas dimensões é semelhante a uma matriz de uma dimensão sendo representada pelo nome, tamanho entre colchetes e tipo, tendo a seguinte sintaxe:
Ex: tipo MATRIZ[dimensão linha][dimensão coluna] onde:
Tipo: tipo de dado a ser guardado na matriz;
Matriz: nome atribuído à matriz;
Dimensão linha: tamanho da matriz em nº de linhas;
Dimensão coluna: o tamanho da matriz em nº de colunas.
Quando utilizamos uma matriz com sequências de caracteres deve usar dois