Matrizes Românticas e Pós Românticas
Pressupostos:
Vitalista/Naturista ela inicia-se com os movimentos das artes, movimento dos artistas, hippies, nasce nas praças, nasce de um movimento irracional, contrapondo as ideias cientificistas. Essa matriz não está preocupada em fazer ciência, ela contrapõe a ciência, ou seja, irracional. Não tem objetivo.
Essa matriz fala que a psicologia cientifica é um contrasenso pq pra ela a apreensão dos nossos conteúdos particulares são obras dos instintos. ESSA MATRIZ É IRRACIONALISTA/CONFORMISTA, ela é assim pq ela vai contra toda a forma de fazer ciência, ou seja, irracional, e conformista pq é conformada com essa condição de ser irracional.
Representante dentro da psicologia Bergson, ele é contra o movimento mecanicista, pq segundo ele, esse movimento não respeita a evolução natural das coisas. Ele acredita que não pode tratar o homem como uma máquina. A apreensão dos nossos conteudos particulares é obra do nosso instinto.
O único interesse dessa matriz é promover a comunhão entre o índividuo e o fluxo vital que ele faz parte, que o constitui.
Nela é exaltada a subjetividade, os instintos, a comunhão do homem com a natureza.
Matrizes Pós- Românticas
Matrizes compreensivas: todas as matrizes compreensivas vão enxergar o homem como organismo. Vai contra a matriz cientificista, exalta o sujeito, as particularidades, a subjetividade, pega algumas ideias do funcionalismo.
Pressupostos: A partir da ideia do funcionalismo as matrizes compreensivas vão buscar compreender que o sujeito é um organismo, um todo, não no sentido biológico, mas sim no sentido de que não pode separar as partes, o todo vai ser estudado. Matriz pós- romantica e compreensiva, por sem compreensiva ela vai buscar compreender o sujeito. Exaltando sempre as particularidades, a subjetividade do sujeito.
- Historicismo Idiográfico: Matriz compreensiva e faz parte da matrizes pós-romantica e como tal busca compreender o sujeito, a partir da