Matrizes Eletrônicas
Atividade Programada
Matrizes
Igor Evangelista
Reneé
Felipe Correa
Matheus Vieira
Astolfo
Wendersom
Fábio
Prof.:Diogo
Turma:133PE
Turno: Noite
Matrizes de led
Uma matriz de LED nada mais é do que um painel formado especificamente por LEDs. Onde essas matrizes tem uma propriedade muito importante que é o seu tamanho, elas podem 8x8, 16x16, isso significa o número de LEDs na horizontal e na diagonal, por exemplo uma matriz 8x8 possui 8 LEDs na horizontal e 8 LEDs na vertical.
Veja os exemplos:
Como Funciona:
Abaixo segue o esquemático de uma matriz.
Para acionar um LED nele é algo bem simples na teoria, o acionamento funciona informando a linha e a coluna que queremos, suponha que você deseja acionar o último LED, o do canto inferior da direita, para fazer esse LED ascender devemos acionar a linha 8 vertical com a linha 8 horizontal, ou então os pinos 16 e 5 (número que está dentro do circulo).
Mas como acionar esses pinos?
Observe que para fazer o LED do exemplo acima ascender devemos colocar tensão positiva no pino 5 e zero no pino 8, é assim que acionamos cada LED, neste esquemático acionamos a linha com sinal 1 e as colunas com linha 0.
Se quisermos ascender todos os LEDs da última linha? Então devemos colocar sinal positivo no pino 5 e zero nos pinos 13, 3 , 4 , 10 , 6 , 7 e 8.
“Neste trabalho estamos nos referindo sinal positivo como sinal digital 1 e sinal zero como sinal digital 0”
Observe dessa maneira que não podemos ascender, por exemplo, uma linha e uma coluna ao mesmo tempo, então como fazer animações ou escrever letras e desenhos? Isso se faz usando uma técnica chamada multiplexação, de fato não podemos ascender uma única linha e uma única coluna ao mesmo tempo, mas podemos ascender uma linha, depois ascender uma coluna, depois ascender novamente a linha, novamente a coluna e assim sucessivamente, podemos fazer isso de forma tão rápida que pareça que os dois