matriz
O CASO DAS EMPRESAS SIMON SARID (II)
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
De acordo com o texto, as mudanças que as Empresas Simon Sarid foram submetidas ocorrem de forma radical e revolucionária e por interesses pessoais (guerra por poder político), o que ocasionou perdas para a empresa. O texto não menciona se tal processo levou em consideração os seguintes fatores: ambientais, mercadológicos, estratégicos (objetivos, metas), comportamentais (nível de resistência das pessoas com relação à mudança). Fatores estes que deveriam ser analisados e considerados para que se pudesse obter o máximo de eficiência e eficácia em seu processo de reestruturação. Portanto, tal processo deve ser feito de forma planejada, de modo que se considere toda a estrutura organizacional, assim como seu processo administrativo, como instrumentos para consolidação de um desenvolvimento organizacional bem sucedido.
A questão cultural da organização é outro aspecto relevante, haja vista a sua influência no comportamento humano que pode gerar atitudes tanto positivas quanto negativas. Para tanto, é preciso analisar o efeito de tais mudanças nas pessoas, para que se possam identificar as causas de resistência, para então tentar criar mecanismos de redução das mesmas.
Outro aspecto importante diz respeito ao manual da organização que segundo Oliveira (2004), o desenvolvimento da empresa e o aumento de sua complexidade e especialização tornam-se indispensável sua organização planejada, de forma simples e prática para ser eficiente. Nele, estão relacionados formalmente o plano de atividades e o organograma da empresa. Considerando os diferentes comportamentos, valores e interesses dentro da empresa que refletem em sua imagem, são estabelecidas políticas internas e externas cuja finalidade é fazer com que o colaborador caminhe de encontro aos objetivos organizacionais.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Matriz administrativa
Propósitos