matriz e suas derivadas
Trabalho acadêmico apresentado como requisito á obtenção de nota parcial da disciplina Tópicos Avançados de Contabilidade do curso de Ciências Contábeis.
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CONCEITOS 5
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS 7
ASPECTOS CONTÁBEIS 16
ASPECTOS RECURSOS HUMANOS 20
ASPECTOS COMERCIAIS 23
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os conceitos, os aspectos tributários, contábeis, comerciais e de recursos humanos de uma matriz, filial, sucursal, agência, consórcio de empresas, subsidiária integral e deposito fechado.
Nos aspectos tributários será abordado o conceito, a obrigatoriedade, o fato gerador e a alíquota dos impostos incidentes em cada operação.
Nos aspectos de recursos humanos será conceituada a folha de pagamento, INSS, FGTS, contribuições sindicais e patronais e as alíquotas incidentes, e como são efetuados os registros dos funcionários.
Nos aspectos comerciais serão mostradas quais as vantagens e benefícios em abrir cada tipo de estabelecimento.
E por fim nos aspectos contábeis como é realizada a contabilização da matriz com suas unidades, a contabilização das empresas de consórcios e da subsidiária integral.
CONCEITOS
MATRIZ
Denomina-se matriz a sede de um estabelecimento em relação a suas filiais, sucursais ou agências a qual detém a superioridade, ou seja, é o estabelecimento principal ou único.
FILIAL
É o estabelecimento dependente da matriz, ou seja, Qualquer estabelecimento mercantil industrial ou civil, dependente ou ligado a outro que tem ou detém o poder de comando sobre ele.
A filial pratica atos que tem validade no campo jurídico e obrigam a organização como um todo porque este estabelecimento possui poder de representação ou mandato da matriz, por essa razão, a filial deve adotar a mesma firma ou denominação do estabelecimento principal.