Matriz Swot
Este conteúdo tem o objetivo de conceituar cada uma das áreas da Matriz SWOT. Dependendo da área predominante de cada organização, o conceito equivalente deve ser o instrumento balizador das orientações estratégicas definidas nas etapas subseqüentes do ciclo de planejamento.
SOBREVIVÊNCIA
Predominância de Pontos Fracos e Ameaças
Este tipo de estratégia deve ser adotado pela empresa quando não existe outra alternativa, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas “negras”.
Numa postura estratégica de sobrevivência a primeira decisão do administrador é parar os investimentos e reduzir, ao máximo possível, as despesas.
Naturalmente, uma empresa tem dificuldades de utilizar esta estratégia por um período de tempo muito longo, pois poderá ser “engolida” pelo ambiente.
A sobrevivência pode ser uma situação adequada como condição mínima para atingir outros objetivos mais tangíveis no futuro, como lucros maiores, vendas incrementadas, maior participação em mercado, etc, mas não como um objetivo único da empresa, ou seja, estar numa situação de “sobreviver por sobreviver”.
Os tipos que se enquadram na situação de estratégia de sobrevivência são:
A) Redução de Custos
É a estratégia mais utilizada em período de recessão. Consiste na redução de todos os custos possíveis para que a empresa possa subsistir. Alguns aspectos importantes que o administrador pode implementar são:
a) Reduzir pessoal e níveis de estoque;
b) Diminuir compras;
c) Efetuar o leasing de equipamentos;
d) Melhorar a produtividade;
e) Diminuir os custos de promoção, etc.
B) Desinvestimento
É comum as empresas se encontrarem em conflito de linhas de produtos que deixam de ser interessantes. Um exemplo típico é a indústria de microcomputadores, que pode passar a fabricar equipamentos de telecomunicações e chegar o momento em que a segunda linha não corresponde as