Matriz Reda o Enem1
1453 palavras
6 páginas
A REDAÇÃO DO ENEMBrasília – DF, outubro de 2011
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira
Malvina Tania Tuttman
Diretora de Avaliação da Educação Básica
Maria Tereza Serrano Barbosa
Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica
Clara Etiene Lima de Souza
Coordenadora-Geral de Exames para Certificação
Lenice Medeiros
Coordenadora- Geral de Instrumentos e Medidas
Camila Akemi Karino
Equipe Técnica
Adriana de Oliveira Barbosa
Patrícia Vieira Nunes Gomes
INFORMAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM
A matriz de redação do Enem considera cinco competências cognitivas, que servem de referência para a correção do texto elaborado pelos participantes do Exame. O texto referido é do tipo dissertativo-argumentativo e deve ter de sete até o máximo de trinta linhas. Essa matriz apresenta as seguintes competências:
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. A matriz tem um aspecto inovador no que se refere ao texto dissertativo-argumentativo: além de solicitar um ponto de vista da parte do autor, prerrogativa desse tipo textual, também requer a elaboração de uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos (competência V).
A partir do tema apresentado para a redação o participante do Exame deve demonstrar a sua capacidade de refletir sobre questões sociais, culturais e políticas atuais e de propor intervenções, de acordo com argumentos que