Matriz Pedagogica
A educação física não é caracterizada como uma ciência especifica, e sim em uma área acadêmico profissional com necessidades e características próprias, que precisa de varias ciências e da filosofia para direcionar sua intervenção pedagógica.
Educação física constitui pelo conhecimento científico que vem de outras disciplinas e por conhecimento de praticas cientificas vindo das ciências mães como sociologia e biologia.
Se define pratica pedagógica a dinâmica comunicativa e interação do professor/profissional, aluno/cliente/atleta e as possibilidades corporais de movimento, por meio de linguagens (corporais e verbais).
A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica.
A Educação Física não se caracterizaria, então, como uma .ciência. específica, mas como uma área acadêmico profissional com necessidades e características próprias, que se vale das diversas ciências e da filosofia para construir seus objetos de reflexão e direcionar sua intervenção pedagógica. Em perspectiva semelhante, BRACHT (1999) vê o campo acadêmico da Educação Física constituirse pela absorção de conhecimentos científicos provenientes de outras disciplinas e pela produção de conhecimentos por intermédio de práticas científicas marcadas por abordagens monodisciplinares
(quer dizer, determinadas pelas .ciências-mães.: Sociologia,
Biologia, etc.) do fenômeno do movimento humano ou da atividade física. Assim, .no processo de sua constituição, o campo acadêmico Educa- ção Física fragmentou-se; as línguas científicas faladas são diferenciadas, específicas. (p.31), o que
se