Matriz operacional
São as unidades de implementação de um plano. Seu detalhamento deve ser feito até o nível necessário para compreensão clara da operacionalização de um plano ou projeto. Se for necessário, até mesmo as atividades podem ser subdivididas de acordo com o interesse ou a necessidade do ator que planeja.
O detalhamento das tarefas deve ser refeito periodicamente, em função das necessidades. A somatoria das ações e tarefas, verificaveis em forma de produtos, deve garantir que se alcancem os resultados. sponsáveis, apoios e recursos necessários.
RESULTADOS: São os impactos sobre as manifestações concretas do problema que está sendo atacado, são as mudanças esperadas na realidade observada.
PRODUTOS: São parâmetros concretos - quantidade, qualidade, tempo e lugar - que auxiliam na execução das atividades planejadas. Os produtos obtidos com a execução devem estar em sintonia com os problemas identificados.
RECURSOS: É tudo aquilo que um ator pode mobilizar para viabilizar a consecução dos seus objetivos. A execução de um plano implica na gestão de multiplos recursos escassos, que podem ser: cognitivos, politicos, financeiros, organizacionais, humanos, tecnologicos, institucionais, etc.
PRAZOS: A determinação dos prazos das operações e das ações marca a trajetória do plano, com os pré-requisitos, as concomitancias, os intervalos ou os pontos predeterminados de confluência (datas simbolicas etc.). A indicação