MATRIZ GUT
A técnica gut foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexos, isto é, decisões que envolvem muitas questões. A mistura de problemas gera confusão. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria. Depois disso, é hora de saber qual a prioridade na solução dos problemas detectados.
Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão á longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
A pontuação de 1 a 5, para cada dimensão da matriz, permite classificar em ordem decrescente de pontos os problemas a serem atacados na melhoria do processo.
Este tipo de análise deve ser feita pelo grupo de melhoria com colaboradores do processo, de forma a estabelecer a melhor priorização dos problemas. Lembrando que deve haver consenso entre os membros do grupo.
Após atribuída a pontuação, deve-se multiplicar GxUxT e achar o resultado, priorizando de acordo com os pontos obtidos.
FOLHA DE VERIFICAÇÃO
A folha de verificação consiste em um meio de facilitar, organizar e padronizar a coleta e registro de dados, permitindo analise dos dados sejam verificados. Os principais objetivos de se utilizar a folha de verificação são:
Facilitar o trabalho de quem realiza a coleta de dados
Organizar os dados durante a coleta, evitando que haja a necessidade de se organizar os dados posteriormente.
Padronizar os dados que serão coletados, independente de quem realize a coleta.
Existem diferentes tipos de folha de verificação, dentre eles os mais comuns são para distribuição de um item de controle de um processo produtivo, para classificação, para localização de defeitos e para