matriz_forum_atividade_individual_planejamento_tributario_
1733 palavras
7 páginas
Introdução Esse trabalho tem como objetivo demonstrar as causas e consequências do planejamento tributário realizado por meio das operações de incorporação reversa. Para começar, as incorporações reversas são uma maneira de abater impostos. Nessa operação de incorporação, a controlada absorve a controladora. Como a legislação não menciona a ilegalidade dessa ação, muitas incorporações acabam ocorrendo dessa maneira. Em outras palavras, há a possibilidade de abatimento de tributos através do prejuízo fiscal da controlada. Porém, é necessário um planejamento tributário bem definido e analisado para que possamos dar continuidade nesse tipo de operação. A necessidade de um especialista com bom conhecimento no Sistema Tributário Brasileiro se faz necessário para que a incorporação ocorra dentro das legalidades da legislação brasileira. Justificativa e objetivos da reorganização societária A reorganização societária se dá por vários motivos, entre eles podemos citar (CAMARGOS, 2014):
Economias de escala – quanto maior a quantidade produzida, menor fica o custo médio de produção. Assim há a diminuição de despesas gerais e custos de produção.
Eliminação de eficiências – a empresa com uma gestão ou processos ineficientes é corrigida através da empresa com melhores conceitos.
Benefícios fiscais – utilização de isenções e compensações legais. Ex.: prejuízos servindo como forma de abatimento de impostos sobre os lucros.
Redução do custo de capital - geralmente, quanto maior a empresa, maior o poder econômico. Assim sendo, a empresa fica com uma redução do custo de capital. Porém, conforme destacado por Lilian Souza Strohmeier, a reorganização é analisada como um requerimento para o crescimento. Essa operação se faz necessária para que haja continuidade da expansão quando a maturidade é atingida (STROHMEIER, 2009). Ex.: Aquisição da Nokia (parte de celulares) pela Microsoft, onde a empresa de software visa