Matriz energetica
Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental
Disciplina: Fitotecnia
Professor: Acácio Figueiredo
Emanuela Gonçalves
Matriz Energética
Juazeiro-BA
2013
Culturas que fazem parte da matriz energética
A agricultura é uma maneira que o homem tem de manipular a captação e fluxo de energia em ecossistemas. O ser humano usam esses agroecossistemas para converter a energia solar em forma de biomassa, que podem ser usadas como alimento, ração, fibra e combustível. Portanto, matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos.
Com a modernização agrícola das ultimas décadas tem sido basicamente um processo de adição de quantidade cada vez maior de energia na agricultura, consequentemente aumentando a produtividade dos grãos. O Brasil vem se destacando em grandes culturas que fazem parte da matriz energética, obtendo um melhor planejamento e contribuindo para atividade econômica do país. Como estas citadas abaixo.
Soja: A soja (Glycine max (L.) Morril) pertence a família Fabacea e destaca-se por ser uma cultura que abrange o mundo afora, é um grão rico em proteínas, considerado como principal oleaginosa usada na produção de biocombustíveis. Atualmente é uma das culturas que contam com diversos avanços tecnológicos, facilitando seu manejo. A produção de soja vem crescendo com o passar do tempo, consequentemente aumentando a competividade no mercado. Por ela ter várias características nutricionais, tem promovido sua incorporação a dieta alimentar dos brasileiros.
Milho: O milho (Zea mays) é um dos cereais cultivados em todo mundo, onde é utilizado para alimentação humana, animal e matérias-primas para indústria. Possui um alto rendimento de grãos, apresentando uma desvantagem por depender das estações meteorológica. Os maiores produtores mundiais são os EUA, China e Brasil. Com os