Matriz Energetica
– O mundo ainda produz e consome energia de acordo com um padrão do século 20, com carvão, petróleo e derivados, que responde por 80% da energia consumida no planeta – disse Rossetto na abertura do evento. – Temos como atender ao novo padrão que o século 21 exigirá. As duas matrizes energéticas que diferenciam nosso país, hidroeletricidade e etanol, são consistentes e podem ser em muito ampliadas.
Tolmasq! uim, por sua vez, mostrou, com base em dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) e da própria EPE, que o carvão, por exemplo, corresponde a apenas 6,2% da matriz energética brasileira, enquanto 46% são recursos renováveis. Em todo o planeta, o carvão corresponde a 26% da matriz energética, da qual menos de 20% são recursos renováveis.
– O Brasil tem uma situação de competitividade ímpar no mundo – disse o especialista.
De acordo com dados do World Resources Institute (WRI), de Washington, o Brasil é o quinto no ranking mundial de emissões totais de gases de efeito estufa, considerando a União Europeia como um todo. No ranking de emissões no setor de energia, o Brasil ocupa a 18ª posição, com 17 vezes menos emissões que os EUA, 11 vezes menos que a UE e 15 vezes menos que a China.
Os chineses produzem o dobro de gás carbônico emitido no Brasil para a produção do equivalente a US$ 1 milhão em produto, segundo o presidente da EPE. Tolmasqui! m ressaltou, no entanto, a importância do controle do desmatamento para que o país